Carolina Maria de Jesus



Carolina Maria de Jesus was a Brazilian writer, considered one of the first and most prominent black writers in Brazil.

Carolina Maria de Jesus foi uma escritora brasileira, considerada uma das primeiras e mais destacadas escritoras negras do país.

Born on March 14th, 1914 in Sacramento, in the interior of Minas Gerais, granddaughter of enslaved people, and daughter of an illiterate washerwoman, she had seven brothers. She went to school at the age of 7 where she attended the first and second grades of elementary school.

Nascida em 14 de março de 1914, em Sacramento, interior de Minas Gerais, neta de escravizados e filha de uma lavadeira analfabeta, tinha sete irmãos. Ingressou na escola aos 7 anos de idade, onde cursou a primeira e a segunda séries do ensino fundamental.

She studied little, although she soon developed a taste for reading and writing.

Estudou pouco, embora logo tenha desenvolvido o gosto pela leitura e pela escrita.

In 1930, she went to live in Franca, São Paulo, with her family, where she worked as a farmer and then as a domestic worker.

Em 1930, foi com a família morar em Franca, São Paulo, onde trabalhou como agricultora e depois como empregada doméstica.

In 1948, she moved to a community named Canindé. Carolina worked as a paper collector at night. She had three children.

Em 1948, mudou-se para a favela do Canindé. Carolina trabalhava como catadora de papel à noite. Ela teve três filhos.

She wrote about her daily life in the favela with materials found in the trash, and one of these diaries gave rise to his first book Quarto de Despejo (English title Child of the Dark: The Diary of Carolina Maria de Jesus). The work became a best-seller and was sold in 40 countries, translated into 16 languages.

Ela escreveu seu cotidiano na favela com materiais que encontrou no lixo e um desses diários deu origem ao seu primeiro livro Quarto de Despejo. A obra se tornou um best-seller e foi vendida em 40 países, traduzida em 16 idiomas.

Among the many curiosities in Carolina Maria de Jesus' biography, we can highlight the publication of her first poem in 1941, a tribute to Getúlio Vargas, made public by the São Paulo newspaper Folha da Manhã. In addition to her ode to the President, the author had several other poems published by the same newspaper. An interesting coincidence is that it was a journalist from Folha da Noite - a newspaper belonging to the same group as Folha da Manhã, in which the author published her first writings for the general public - called Audálio Dantas, who was responsible for the first publication of parts of the best seller Quarto de Despejo, in 1958.

Dentre as inúmeras curiosidades presentes na biografia de Carolina Maria de Jesus, podemos destacar a publicação de seu primeiro poema em 1941, uma homenagem a Getúlio Vargas, levada à público pelo jornal paulistano Folha da Manhã. Além da ode ao Presidente, a autora teve diversos outros poemas publicados pelo mesmo jornal. Uma interessante coincidência é que foi um jornalista da Folha da Noite - jornal do mesmo grupo da Folha da Manhã, periódico no qual a autora publicou seus primeiros escritos para o grande público - chamado Audálio Dantas, que foi responsável pela primeira publicação de partes do best seller Quarto de Despejo, em 1958.

Although Carolina Maria de Jesus' best-known and most commercialized works are her diaries, especially Quarto de Despejo and Casa de Alvenaria, she didn't produce only one literary genre, but also wrote novels, and various proverbs and poems, some of which are included in her famous diaries. It should be noted that, regardless of the genre in which she wrote her words, the theme that stood out was the Brazilian social situation, common to her and so many other unassisted people, who lived with poverty, racism, marginalization, violence, and exploitation; always with a strongly critical bias and permeated by her experiences.

Embora as obras mais conhecidas e comercializadas de Carolina Maria de Jesus sejam os seus diários, em especial Quarto de despejo e Casa de Alvenaria, ela não produziu apenas um gênero literário, tendo escrito ainda romances, e diversos provérbios e poesias, alguns dos quais estão inseridos nos seus famosos diários. É preciso destacar que, independentemente do gênero no qual a autora vertia suas palavras, a temática que saltava aos olhos era situação social brasileira, comum a ela e a tantos outros desassistidos, que conviviam com a pobreza, o racismo, a marginalização, a violência e a exploração; sempre num viés fortemente crítico e permeado por suas experiências.

Thinking about Carolina Maria de Jesus means being inspired, dreamful, rooted in good principles and values, making an effort, studying hard, and being kind and respectful to others. We were impressed by some of her works that were presented to us. We look forward to reading more of her books. Carolina Maria de Jesus, thank you for letting us know about the culture of that time and its ideals, politics, and the vision of our ancestors.

Pensar Carolina Maria de Jesus é inspirar-se, sonhar, enraizar bons princípios e valores, esforçar-se, estudar, ser gentil e respeitar o próximo. Ficamos impressionadas com alguns de seus trabalhos que nos foram apresentados. Estamos ansiosas para ler mais de seus livros. Carolina Maria de Jesus, obrigada por nos dar a conhecer a cultura da época e os seus ideais, a política e a visão dos nossos antepassados.





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